O chef Ricardo Pereira precisou de bastante coragem e ousadia – quase no nível de um velejador da The Ocean Race – para aceitar o convite de operar um pequeno espaço gastronômico na edição 2015 do evento, em Itajaí. O problema é que faltavam apenas três dias para a abertura da Vila da Regata.
Continua depois da publicidade
– Nos primeiros quatro dias, vendemos o que era previsto para a regata inteira. Foi uma loucura. Toda a família e amigos envolvidos para que pudéssemos atender os clientes – relembra o itajaiense de 45 anos.
Receba notícias de Itajaí e região direto no Whatsapp
O lucro obtido no evento foi utilizado para ajudar na compra do terreno onde Pereira toca um negócio de catering e buffet para eventos. Este ano, pela terceira edição seguida (e, agora, com mais tempo para se preparar), o chef Ricardo volta a oferecer aos visitantes da Vila da Regata pratos como o pirão com linguiça Blumenau, o caldinho de feijão e o risoto de camarão, este último sucesso absoluto na edição 2018 do evento.
Barcos voadores na The Ocean Race: uma nova era na competição
Continua depois da publicidade
O crescimento do negócio de Pereira é um exemplo do impacto econômico da The Ocean Race para Itajaí. Fomentando o turismo e, consequentemente, o setor de serviços, a regata projeta um holofote gigantesco para a cidade e com expectativa neste ano de movimentar ao menos R$ 100 milhões em SC.
– Quem organiza um evento deste porte, com todos os desafios que ele traz, chama atenção do mercado empresarial. A regata foi um divisor de águas para a economia e a autoestima de Itajaí – coloca o presidente da comissão organizadora da etapa brasileira da The Ocean Race e Secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva.
Primeiro barco da Ocean Race chega a Itajaí após ter problemas no casco
De fato, desde 2012, quando a regata aportou pela primeira vez em Itajaí, a cidade galgou posições no ranking de maiores economias do Estado e do país. Dados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 colocam Itajaí como a 28ª maior economia do Brasil, atrás apenas de Joinville no Estado, sendo hoje a economia que mais cresce em SC. Em 2022, o município foi avaliado como o quarto maior gerador de empregos per capita no país, com 35,5 vagas a cada mil habitantes.

Voltada para as águas
Com uma economia que se moldou pela proximidade com a foz do Rio Itajaí-Açu e o mar, Itajaí é famosa pela indústria náutica, um cluster com milhares de empresas, pelas movimentações milionárias do porto e por ser o maior polo pesqueiro do Brasil. Estaleiros constroem lanchas e iates de luxo, com marcas como Azimut, Okean e Fibrafort prosperando, e embarcações de alta tecnologia, como os wellboats da Detroit, que transportam alevinos de salmão para fazendas marítimas no Chile, e embarcações offshore, usadas em plataformas de extração de petróleo.
Continua depois da publicidade
Confira a programação para curtir a Vila da Regata da The Ocean Race, em Itajaí
Em 2016 foi inaugurada a Marina de Itajaí, que se projeta para se tornar a maior do Hemisfério Sul. E desde 2022, o estaleiro da multinacional alemã thyssenkrupp trabalha na construção de quatro fragatas para a Marinha do Brasil, em um negócio de R$ 9,1 bilhão.
– Uma parte considerável desses investimentos tem alguma relação com a presença da The Ocean Race. É um produto muito importante, um investimento que traz benefícios e oportunidades para todo o Estado – avalia Neiva.
Página especial destaca outras notícias da The Ocean Race
O setor de serviços é responsável por metade das vagas de emprego, e se beneficia diretamente do aumento do turismo na cidade – um crescimento que também envolve a The Ocean Race.
– A regata gera uma publicidade fantástica para Itajaí, com efeitos duradouros para o turismo. Ela coloca Itajaí no imaginário das pessoas. Tivemos a melhor temporada de cruzeiros da história da cidade, e há previsão de aumento de 70% para o verão que vem – diz o secretário de Desenvolvimento Econômico Thiago Morastoni, que desde o começo de março acumula o cargo de Secretário de Turismo e Eventos do município.
Continua depois da publicidade
*Reportagem por Leo Laps
Leia também:
Além da corrida: The Ocean Race terá atrações e 80 apresentações musicais
Navegando pelos mares: conheça os velejadores da The Ocean Race 2023
Alunos de Itajaí e região podem conhecer bastidores da The Ocean Race; saiba como