Santa Catarina está em alerta para alagamentos e rajadas de vento que podem passar de 100 km/h. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a atenção é para a formação de um ciclone extratropical nesta terça-feira (9), que deve influenciar os catarinenses até a noite de quarta (10). As informações são do g1 SC.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Segundo o ógão, a chuva será volumosa e persistente do centro ao leste catarinense. Esse padrão torna o risco alto para de ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.
Em regiões como a Oeste, apesar das pancadas de chuvas com trovoadas, o risco é baixo para ocorrências, segundo a Defesa Civil.
— O vento segue forte no Litoral e nas áreas próximas, com velocidade média entre 25 km/h a 45 km/h. As rajadas variam de 60 km/h a 90 km/h e, pontualmente, podem superar 100 km/h por alguns momentos — antecipou a meteorologista Ana Luiza Dors Wilke, em boletim diário.
Continua depois da publicidade
> Ciclone em SC: confira dicas para se proteger em casos de inundação e vendaval
O alerta da meteorologista foi voltado para risco alto de destelhamentos, queda de galhos de árvore e danos na rede elétrica nas áreas em vermelho do mapa.

Bombeiros estão em alerta
O Corpo de Bombeiros informou que equipes estão em alerta para acionamentos associados ao ciclone extratropical. Segundo o órgão, até a tarde desta terça-feira (9), não havia solicitações.
“O Subcomando-Geral da corporação, que é responsável pela parte operacional e que está acompanhando a situação, iniciou preventivamente o protocolo de acionamento das equipes de Forças-Tarefa (FTs) do CBMSC”, destacou, em nota.
Os bombeiros se prepararam para possíveis ocorrências relacionadas a vendavais e à ressaca, que pode ocasionar alagamentos, enxurradas, deslizamentos, quedas de árvores, destelhamentos.
Continua depois da publicidade
Na tarde de terça-feira, encontravam-se em sobreaviso as equipes do Batalhão de Florianópolis; Blumenau; Criciúma; Itajaí; Tubarão; São José; e Balneário Camboriú.