O vento forte registrado em Santa Catarina nesta terça-feira (28) proporcionou cenas curiosas na Serra catarinense. Em uma pequena cachoeira da Serra do Rio do Rastro, em Lauro Muller, um vídeo mostra a água “subindo” pelo paredão, em vez de cair no local em que normalmente há uma queda d’água.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As imagens foram divulgadas nas redes sociais pelo perfil da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Não foi divulgado o ponto exato em que o vídeo foi registrado.

O meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, diz que o evento é relativamente comum em áreas montanhosas, como a Serra do Rio do Rastro. Na internet, vídeos de casos desse tipo costumam ser descritos como “cachoeira ao contrário” ou invertida.

— A gente está com ventos naquela região na ordem de 50, 60, 70 quilômetros por hora, então suspende um filete desse de água, sim — confirma.

Continua depois da publicidade

O engenheiro hidrólogo Ademar Cordero explica que isso acontece porque o vento bate na rocha e sobe com velocidade maior do que o aconteceria se não houvesse as rochas.

— Essa força do vento sobe, e a água tem fluxo bem menor, pesa pouco, então o vento tem capacidade de empurrar de baixo para cima, formando até uma espécie de garoa. É porque a vazão da cachoeira é pequena (que o evento ocorre). Se fosse fluxo com vazão maior, a força do vento não seria capaz de empurrar de volta — explica.

Assista ao vídeo

Leia também

“Economia da solidão”: 15% dos brasileiros relatam se sentirem só e mercado se adapta

Quem era a empresária que morreu em acidente com dois carros na BR-470, em SC

O que é soda cáustica e por que é tóxica para seres humanos