As tempestades das últimas horas deixaram pelo menos 157 mil unidades consumidoras sem energia em Santa Catarina. Segundo dados da Celesc, a região da Grande Florianópolis foi a mais afetada, com 61,6 mil interrupções acidentais. Só a Capital concentrou quase 33 mil interrupções. Itajaí e cidades vizinhas também também registraram queda de energia em cerca de 35 mil unidades consumidoras. Em Blumenau e região, o número de unidades atingidas é de 32 mil. Parte das interrupções já tem sido restabelecida.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil do Estado também emitiu alerta para o risco de granizo na Grande Florianópolis — ocorrências já foram confirmadas em algumas áreas da Capital, como no Norte da Ilha. Há registros de árvores caídas, casas destelhadas e semáforos danificados em algumas vias de Florianópolis.

Também em Florianópolis, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte voltou a ser interditada neste domingo devido a alagamento e problemas no teto. A unidade já havia sido fechada no último dia 4, em circunstâncias parecidas. Pacientes foram transferidos para outras unidades e a Secretaria de Infraestrutura já foi acionada para realizar os reparos. Nesta segunda, funcionários da Comcap também devem ser mobilizados para limpeza e manutenção.

A Defesa Civil de Florianópolis trabalha na distribuição de lonas para as casas que foram destelhadas, principalmente na região do Santinho.

Nas próximas horas, segundo a Epagri/Ciram, a previsão é de pancadas de chuva moderadas a fortes com raios e risco de rajadas de ventos fortes no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Planalto Norte. Em Xaxim, no Oeste do Estado, a Defesa Civil registrou quedas de árvores e destelhamento de pelo menos duas casas, com pontos de alagamentos isolados no bairro Alvorada.

Continua depois da publicidade

Em Chapecó, também no Oeste, uma casa sofreu danos na estrutura por causa dos ventos.

Granizo recolhido na Vargem Grande, Norte da Ilha Foto: Simone Feldmann / Agência RBS

Chuva com granizo na Praia dos Ingleses, em Florianópolis