Morador da rua Pau de Canela, no Campeche, Mário Cesar da Costa está desde às 8h da manhã deste domingo sem luz. Diz que passou o dia ligando para o 0800 da Celesc mas não conseguiu falar com ninguém. A situação dele é igual a de pelo menos 8.436 clientes da companhia.
Continua depois da publicidade
O maior problema está na cidade de Palhoça, com 6.855 pontos sem luz. Depois vem Florianópolis, com 487. A região da Lagoa da Conceição é a mais afetada. No entanto, embora não apareça no sistema da companhia, há relatos de falta de luz no sul da Ilha e no Saco Grande.
Conforme a Celesc, a falta de luz foi causada pelos ventos fortes da madrugada deste domingo. A previsão da empresa é que o serviço se restabeleça até durante a madrugada de segunda-feira.
O chefe da divisão técnica regional Florianópolis da Celesc, Adriano Luz, informou que o pico da falta de luz atingiu 18 mil residências. Mas que agora são apenas casos pontuais. Sobre a falta de atendimento no 0800, a empresa explica que o problema aconteceu devido à grande quantidade de ligações.
Na Capital, houve destelhamento no Rio Tavares, no Campeche, na Av. Ivo Silveira, em Capoeiras, e em um edifício e uma residência nos Ingleses, onde também caiu uma árvore.
Continua depois da publicidade
Também houve queda de árvores, em via pública, no Ribeirão da Ilha, no Campeche (ambos na Capital), em São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz. No bairro Agronômica, em Florianópolis, uma árvore caiu sobre uma residência.
Neste domingo e no início da segunda-feira são esperadas rajadas de vento Sul que podem chegar a 90 km/h, especialmente no litoral, devido à intensificação de umciclone próximo da costa Sul do Brasil. As informações são da Defesa Civil do Estado.
A maré alta associada ao vento deve provocar alagamentos nas regiões mais baixas dolitoral catarinense. Recomenda-se atenção nos locais próximos a desembocaduras de rios, como na Rod. Diomício Freitas (próximo ao Aeroporto da Capital), Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville e Tijucas.
Com os ventos fortes na área oceânica, há previsão de mar grosso, com altura de onda acima de 3,5 m no domingo e segunda-feira em todo o litoral do Estado.
Continua depois da publicidade
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, ou ao Corpo de Bombeiros, no número 193.