Além de deixar milhares de unidades consumidoras da Grande Florianópolis sem luz, a tempestade da tarde desta quarta-feira (16) causou estragos em um dos pontos mais frequentados por turistas na Ilha de Santa Catarina: o chamado centrinho da Lagoa da Conceição.

Continua depois da publicidade

Na Avenida das Rendeiras, onde fica a Praça Bento Silvério e quase na pequena ponte que atravessa a lagoa, o teto de um supermercado foi arrancado com a força do vento. O casarão histórico que fica em frente, sede do Centro Cultural Bento Silvério, foi atingido por telhas e teve parte da cobertura danificada. O prédio data de 1912 e é tombado como patrimônio histórico e arquitetônico.

Artesãos que trabalham na praça relataram que a rajada de vento foi logo no início da tempestade. As telhas foram voando uma por uma até que uma grande parte do forro também se soltou da estrutura.

No mercado, o andar superior, onde ficam as salas administrativas e o refeitório de funcionários, acabou destruído. O interior da loja ficou alagado e um freezer foi jogado pelo vento. Após a chuva, funcionários e clientes se juntaram para realizar a limpeza.

— Nós ainda não contabilizamos os prejuízos. Amanhã (quinta-feira, 17) a seguradora vem avaliar. Conseguimos lonas para cobrir a parte de cima, mas tudo foi destruído — disse a gerente Eliane Silveira.

Continua depois da publicidade

Chapas de fibra do telhado e forros de PVC voaram também em direção a um automóvel que passava na via. Daniela Rosa, 28 anos, dirigia em direção ao morro da Lagoa quando seu Renault Clio sofreu o impacto. O para-brisa e a janela ao lado da motorista se quebraram. De acordo com o marido dela, a mulher sofreu ferimentos leves nas costas e no ombro.

Parte do forro do supermercado ficou preso a um poste de energia elétrica. Às 20h, uma equipe da Celesc estava no local, mas ainda não havia começado a trabalhar. De acordo com o coordenador da distribuidora na região de Florianópolis, Adriano Luz, a previsão de retorno de energia para a região da Lagoa é por volta da meia-noite.

A Capital chegou a ficar com mais de 24 mil unidades consumidoras sem energia elétrica. O bairro mais afetado foi a Lagoa da Conceição, mas a queda no fornecimento afetou severamente o Rio Tavares, no sul da Ilha, o Córrego Grande, na região central, e o Estreito, no continente. Às 22h30min, eram pouco mais de 20 mil as unidades sem luz na cidade.

Continua depois da publicidade

"Lagoa da Conceição, todos os ventos passam por aqui" é o enredo de escola que teve o barracão destruído

A estrutura montada pela escola de samba União da Ilha da Magia no meio da praça Bento Silvério foi arruinada pela tempestade. Integrantes da agremiação que estavam no local disseram que haveria ensaio da bateria na noite desta quarta.

Agora, a direção da escola avalia como será a preparação para o Carnaval em março. A União desfila no Grupo de Acesso e tem como enredo "Lagoa da Conceição, todos os ventos passam por aqui!!!"

O Corpo de Bombeiros atendeu um veleiro que virou na Lagoa, próximo à margem da Avenida das Rendeiras. Os dois tripulantes da pequena embarcação pediram o apoio aos bombeiros, e um barco da corporação rebocou o veleiro até a margem. Os dois ocupantes do barco passam bem.