Mais dois países da América do Sul registraram os primeiros casos da gripe A (H1N1) em seus territórios. Laboratórios da Bolívia confirmaram dois casos da doença, que correspondem a duas pessoas vindas dos Estados Unidos. Já na Venezuela, o primeiro contágio da gripe foi de um jovem que viajou recentemente ao Panamá, informou o ministério de Saúde e Proteção Social do país.
Continua depois da publicidade
Na Bolívia, o chefe nacional de epidemiologia, Eddy Martínez, disse que as amostras dos dois pacientes já foram enviadas à Atlanta, nos Estados Unidos, para a definitiva comprovação. Erwin Saucedo, diretor do Serviço Departamental de Saúde de Santa Cruz, confirmou que as duas pessoas já estão em tratamento.
– Os pacientes estão em trânsito em Santa Cruz, porque residem em Nova York. Retornarão aos EUA nos próximos dias – disse Saucedo.
Na Venezuela, o paciente com o vírus A (H1N1) é um homem de 22 anos que viajou no dia 20 de maio ao Panamá. O Ministério da Saúde do país relatou que realiza acompanhamento de seis pessoas próximas ao paciente, assim como dos 80 passageiros e tripulantes do voo.
– O paciente disse ter apresentado mal-estar geral leve, horas antes de tomar o avião para a Venezuela na segunda-feira, mas não indicou a situação na ficha epidemiológica que preencheu no controle sanitário do aeroporto – informou o órgão, por meio de comunicado.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo o ministério, o paciente, ante os sintomas, foi a um centro de saúde privado, onde foi avaliado e iniciou o tratamento. Ele está em casa, sob acompanhamento médico.
Saiba mais sobre a gripe A (H1N1):
