A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que o vendaval registrado na tarde desta segunda-feira (23) em Gaspar, no Médio Vale do Itajaí, foi uma microexplosão. O fenômeno ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água no interior e toda essa água cai de uma vez, causando uma forte corrente de vento para baixo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Com base nos dados do radar meteorológico de Lontras, a Defesa Civil estima que os ventos em Gaspar tenham sido de aproximadamente 90km/h. A cidade registrou ao menos 23 ocorrências de destelhamento durante o vendaval. Um vídeo mostra os vidros de uma empresa sendo destruídos pela força do vento. De acordo com o proprietário, Luiz Hamilton Krauss, os funcionários precisaram se abrigar em galpão por segurança.

— Umas 15 para as 16h começou com trovoadas e corremos para fechar as portas, mas logo começou a romper os primeiros vidros. O prejuízo é de uns R$ 20 a R$ 30 mil, mas ninguém se feriu — contou.

Defesa Civil de Santa Catarina disse ainda que na cidade de Indaial os ventos chegaram a 84km/h. Houve queda de árvores e de muros, mas ninguém se feriu. A prefeitura registrou também alagamentos pontuai por causa do volume de chuva.

Continua depois da publicidade

Leia mais

VÍDEO: Incêndio atinge apartamento no 33º andar de prédio em Itajaí

VÍDEO: Assalto cinematográfico em Blumenau termina com cofre no meio da rua

Quantas multas o Samae de Blumenau emitiu após alerta contra o desperdício de água