Uma semana depois de sofrer um temporal de granizo, o município de Campo Erê, no Oeste de Santa Catarina, foi atingido por um temporal que destelhou 50 casas neste domingo. No Bairro São Cristóvão, três casas tiveram queda até de paredes. As famílias tiveram que se abrigar na casa de familiares ou parentes Na linha Santa Lúcia, interior do município, um aposentado também teve a casa destruída e precisou procurar abrigo num vizinho.
Continua depois da publicidade
::: Confira mais detalhes do tempo no Blog do Puchalski
– Foi um vento muito forte, a gente não tem confirmação científica, mas foi tipo um tornado – avaliou o coordenador da Defesa Civil do Município, Edson de Melo.
Continua depois da publicidade

Clique na imagem e confira mais fotos do vendaval
Melo destacou que a força do vento oscilou e o estrago foi maior nas casas de construção mais precária. Na área urbana, além do São Cristóvão foram atingidos os bairros Jardim Esperança e Industrial. No interior, houve destelhamento de galpões, estrebarias e curral de suínos. Dezenas de árvores caíram e outras foram arrancadas com raiz e tudo. Até as antenas de internet e de televisão foram pro chão.

Clique na imagem acima para ver mais fotos do temporal
– Estou sem internet e sinal de TV – afirmou o empresário Jandir Sabedot, que registrou os estragos em fotografias.
– O vento pegou uma parte da cidade e foi levando tudo – completou.
De acordo com os Bombeiros da cidade, o temporal começou por volta das 3h e durou cerca de 15 minutos. A chuva atingiu 100 milímetros o equivalente a metade da média de um mês, e foi até às 6h.
Continua depois da publicidade
Bombeiros e Defesa Civil e outros órgãos do município auxiliaram no atendimento à população. Foram distribuídos oito rolos de lona com 100 metros de comprimento e oito metros de largura cada.
Não houve registro de mortes e feridos no temporal. No entanto, algumas pessoas tiveram ferimentos leves tentando arrumar os telhados. A Defesa Civil informou que o município já estava em situação de emergência devido ao granizo. Um levantamento das perdas será feito nesta segunda-feira e encaminhado para a Defesa Civil do Estado para tentar auxílio às famílias atingidas.
Defesa civil alerta para chuva forte
A Defesa Civil emitiu alerta de chuva forte para os próximos dias em Santa Catarina. Nesta segunda e terça-feira, a previsão é de chuva forte no Planalto Norte e Litoral Norte. Segundo a Epagri/Ciram, pode chover até 100 mm nestas regiões. O acumulado na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí deve ficar entre 40 a 50 mm.
Continua depois da publicidade
A previsão para segunda-feira é de céu encoberto com chuva na maior parte do Estado. Entre terça e início de quarta-feira, a previsão é chuva de 80 mm no Litoral Norte. No restante de Santa Catarina, deve chover pouco.
A chuva forte pode causar alagamentos e deslizamentos nestas regiões. A Defesa Civil recomenda que a qualquer movimento de terra ou inclinações, os moradores deixem suas casas e acionem o órgão através do telefone de emergência 199 ou do 193 (Corpo de Bombeiros).