Um pavilhão da empresa Hisa Weg em Joaçaba foi parcialmente destruído pelo vendaval que atingiu a cidade durante a noite de segunda para terça-feira. O prédio fica às margens da BR-282 e, segundo o Corpo de Bombeiros, apenas uma pessoa se feriu sem gravidade.

Continua depois da publicidade

O vento destruiu o telhado do galpão e vigas gigantes foram derrubadas. Nesta terça, a empresa dispensou os funcionários que trabalham no local e não há previsão de retorno.

:: Acompanhe as informações ao vivo

Continua depois da publicidade

Capitão Diego Sommer, comandante dos bombeiros de Joaçaba e Herval d’Oeste, afirma que o prédio foi atingido pelo vendaval por volta das 23h15min. Entre 20 e 50 funcionários trabalhavam no local – não foi possível precisar quantas pessoas estavam dentro do edifício no momento do acidente, diz Sommer. Um homem teve ferimentos leves na perna e recusou o atendimento.

Na manhã desta terça-feira, a imprensa foi impedida de se aproximar do local. Foto: Sirli Freitas/Agência RBS

Meteorologistas discutem se houve tornado em Joaçaba

Pelas imagens, é possível perceber que o galpão foi “cortado” ao meio, e não simplesmente derrubado. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da Central de Meteorologia RBS, a análise inicial dos registros indica a ocorrência de um fenômeno chamado de micro-explosão: o vento sai da base de uma nuvem e vai até o chão, mas ao se aproximar do solo, é obrigado a ir para as laterais, causando tombamento de edifícios, árvores ou postes – diferente de um tornado, que “arranca” obstáculos.

Continua depois da publicidade

– Importante destacar que o poder de destruição entre a micro-explosão e um tornado é semelhante – afirma Puchalski.

Até o momento, o Governo de SC configura o fenômeno apenas como vendaval. A Epagri/Ciram – órgão responsável pelo monitoramento climático no Estado, que repassa informações para a Defesa Civil – ainda não concluiu a avalição das imagens feitas nesta terça-feira em Joaçaba.

A Hisa Weg lançou uma nota oficial por volta das 11h desta terça. Leia abaixo:

A WEG (Bovespa: WEGE3 / OTC: WEGZY), comunica que sua controlada HISA S.A., localizada no município de Joaçaba, em Santa Catarina, foi atingida na noite de 13 de julho, por forte vendaval. O acidente não causou vítimas, apenas danos materiais, para os quais a WEG possui cobertura de apólices de seguros. A produção na unidade fabril de Joaçaba ficará interrompida enquanto os danos materiais são avaliados.

Continua depois da publicidade

A HISA é fabricante de turbinas hidráulicas para centrais hidrelétricas e outros produtos industriais para os segmentos de saneamento básico, papel e celulose e de alimentos. É líder de mercado em turbinas para pequenas centrais hidrelétricas (PCH) com potência de até 15 MW, além de possuir posição importante na faixa de potência entre 15 MW e 30MW. Desde sua fundação em 1950, a HISA está localizada no Município de Joaçaba.

Veja fotos dos transtornos em Chapecó: