O temporal que caiu no fim da tarde desta segunda-feira após mais um dia de calor intenso voltou a trazer prejuízos ao Vale do Itajaí. Em Timbó, ao menos 10 casas foram destelhadas pelo vendaval. Em uma delas, o poste da rede elétrica caiu na residência, mas ninguém se feriu.

Continua depois da publicidade

Segundo o coordenador da Defesa Civil da cidade, Fábio Melere, a situação foi bem pontual e atingiu principalmente os moradores da Rua Porto Alegre, no bairro Capitais. Até as 20h desta segunda-feira o departamento estava no local para prestar auxílio às famílias, com lonas e orientações.

A Celesc também foi acionada para remover a fiação do chão e efetuar os reparos. Não há previsão de quando o sistema será normalizado.

Força-tarefa

A prefeitura de Timbó montou uma força-tarefa para recuperar a cidade após as enxurradas registradas desde o último sábado. Nessa segunda-feira vários bairros onde os alertas da comunidade foram registrados tiveram a presença de máquinas e equipes da Secretaria de Obras.

Ao todo, cinco frentes de trabalho foram montadas para limpeza de bueiros, desobstrução de estradas, macadamização e patrolamento, corte de árvores, recolhimento de entulhos, melhoria de encostas.

Continua depois da publicidade

As famílias que foram atingidas de alguma forma pelas enxurradas devem procurar a Defesa Civil. Registros do departamento dão conta de que na noite dos dias 14 e 15 a cidade foi atingida chuvas que alcançaram o volume de precipitação de 54mm na sexta e 70mm no sábado, ou seja, um total de 124mm de chuva em 24h, volume bem maior do que a média prevista para o mês.

A Defesa Civil de Timbó trabalha em regime de plantão 24h e atende pelo telefone (47) 99954-4686.