Santa Catarina terá uma semana típica de inverno com previsão de vendaval e forte chuva, além de ressaca e mar agitado. A soma das condições do tempo previstas para os próximos dias podem causar estragos no Estado. Conforme a Defesa Civil, que emitiu alerta amarelo para algumas regiões, há risco moderado de alagamentos, deslizamentos, enxurradas, vendavais e granizo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do NSC Total no WhatsApp
A formação de um novo ciclone extratropical, que passa por Santa Catarina entre terça e quinta-feira (13), é o que causa os temporais no decorrer desta semana. A intensificação das chuvas ocorre principalmente na Grande Florianópolis, Planalto e Litoral Sul, onde os acumulados podem chegar em até 150mm em um dia.
Veja a previsão por dia da semana
Segunda-feira: chuva forte do centro ao sul do Estado, principalmente na região Sul. Temperaturas próximas aos 10°C na Serra logo ao amanhecer e que variam entre 20 a 24°C no restante do estado. As rajadas de vento podem chegar a 45km/h.
Terça-feira: chuva segue persistente e mais intensa no Sul do Estado, enquanto nas outras regiões ela ocorre de forma mais fraca e com aberturas de sol. Neste dia, não há risco de ocorrências associadas as condições do tempo. As temperaturas máximas não passam dos 25°C.
Continua depois da publicidade
Quarta-feira: na quarta-feira ocorre a formação de um ciclone extratropical no Sul do país e mantém as condições de chuva nas áreas da região, o que se intensifica no decorrer do dia com rajadas de vento, raios e chance de granizo.
Quinta-feira: é na quinta-feira que o ciclone se aproxima das outras regiões catarinenses. Os ventos podem chegar a 80km/h, deixando o mar agitado e com risco de ressaca.
Sexta-feira: Sol aparece fraco no decorrer do dia em algumas regiões, apesar do frio, e os ventos ainda seguem com força, registrando rajadas de até 60 km/h no Litoral.
O que são ciclones
Leia também
Ataque de abelhas contra família em SC deixa vítima com 450 ferroadas e mata dois cães
Continua depois da publicidade
Censo permite que 40 cidades de SC aumentem o número de vereadores