Cerca de 24 horas após um tsunami meteorológico atingir o Sul de Santa Catarina, provocando uma morte e muitos prejuízos, a segunda-feira teve registro de um vendaval que passou pelas regiões Oeste e Meio-Oeste do Estado. Entre as cidades atingidas estão Concórdia, Joaçaba, Herval D´Oeste, Curitibanos e Abelardo Luz. Não há informações de feridos até o momento.

Continua depois da publicidade

Em Abelardo Luz, no Oeste, barracões vieram abaixo no bairro Industrial diante da força do vento. O cenário no fim da tarde era de destruição, com muitas telhas espalhadas pela região.

Fortes rajadas de vento deixam rastro de destruição em Tubarão

Nas cidades de Joaçaba e Concórdia, as duas mais importantes do Meio-Oeste, o vendaval provocou a queda de árvores, falta de luz e o destelhamento de algumas casas. Segundo a Central RBS de Meteorologia, a estação meteorológica de Joaçaba registrou ventos de até 67 km/h. Ao menos quatro bairros, entre eles o Centro, foram atingidos, com 40 famílias atendidas. A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) emitiu um comunicado para informar que as aulas foram canceladas em função das más condições meteorológicas.

A poucos quilômetros dali, em Curitibanos, as rajadas foram ainda mais fortes, chegando a atingir os 133 km/h. A chuva também caiu de maneira intensa e concentrada, provocando alagamentos em alguns bairros da cidade. Também houve registro de granizo na cidade, com ao menos oito casas danificadas.

Continua depois da publicidade

Danos também na Grande Florianópolis

De acordo com a Defesa Civil Estadual, no fim da tarde também houve registro de danos em São Miguel do Oeste, com uma casa destelhada no bairro Santa Rita. Na Grande Florianópolis, a chuva forte aliada com ventos provocou estragos nos municípios de Anitápolis, com 20 casas afetadas, e Alfredo Wagner, com danos no sistema de drenagem.