As vendas do comércio eletrônico atingiram um recorde de R$ 4,3 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro – período considerado de compras natalinas -, alta de 41% ante os R$ 3,05 bilhões do Natal de 2012, segundo dados da E-bit, empresa especializada em informações do varejo online. A movimentação superou a estimativa inicial de alta de 25% entre os períodos.

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Segundo a E-bit, as vendas no período tiveram a contribuição da Black Friday, no dia 29 de novembro, quando o comércio eletrônico movimentou R$ 770 milhões, recorde de faturamento em um único dia de vendas. Segundo Pedro Guasti, diretor-geral da empresa, os consumidores aproveitaram os descontos na Black Friday para antecipar a compra dos presentes.

Neste Natal, 10 milhões de pessoas compraram online e gastaram, em média, R$ 300 em cada pedido. A categoria mais vendida foi moda e acessórios, seguida por eletrodomésticos, telefonia e celulares, livros e informática.

Enquanto o e-commerce decolou, as vendas nas lojas físicas de shoppings registraram seu pior Natal em cinco anos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), o comércio teve alta de apenas 5% (aumento acima da inflação) em relação ao ano passado.

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