As vendas nos supermercados do país aumentaram 4,83% no mês passado em comparação com o mesmo período de 2009. Na comparação com agosto deste ano, houve queda de 0,55% nas vendas. Entretanto, no acumulado dos nove meses deste ano foi registrada alta de 4,75%. Os dados constam no Índice Nacional de Vendas, divulgado nesta quarta-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Continua depois da publicidade
Conforme o presidente da entidade, Tiaraju Pires, a tendência é a de que as vendas fechem o ano com crescimento de 5% a 5,2%, número revisado, já que a previsão anterior era de 8%.
– Revisamos essa projeção porque, pelo andamento do ano, percebemos que os últimos três meses não seriam suficientes para alcançar a projeção anterior – disse.
Mesmo com a redução, Pires ressaltou que o crescimento é expressivo e decorrente de vários indicadores que mostram estabilidade da economia. A cesta de 35 produtos de largo consumo que compõem o AbrasMercado teve alta de preço de 2,15%, em setembro, na comparação com agosto. E, na comparação com setembro de 2009, houve crescimento de 6,73%.
Para as vendas de Natal, a Abras espera um aumento de 12,54% no faturamento do setor. No ano passado, a expectativa de crescimento nas vendas para o período foi de 7,9%. De acordo com a pesquisa, 52% das empresas contratarão mão de obra temporária para este ano. A estimativa é que 12 mil pessoas sejam contratadas para o final do ano e dessas, 16% devem ser efetivadas.
Continua depois da publicidade