As vendas do setor supermercadista catarinense apresentaram recuperação em julho, com alta de 6,17% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o segundo resultado positivo no ano, que acumula queda de 0,26%. O crescimento em relação a junho foi de apenas 0,62%.
Continua depois da publicidade
Os índices já foram deflacionados pelo IPCA. A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) divulgou o levantamento nesta segunda-feira.
O presidente da associação, Paulo Cesar Lopes, considera que o resultado de julho indica que o consumo pode estar revertendo uma curva descendente.
– Historicamente, o segundo semestre é um período de melhores resultados de vendas em relação ao primeiro e vamos torcer para que esta tradição se mantenha, mesmo com a conjuntura econômica desfavorável em relação a outros anos – diz Lopes.
Para o dirigente, o governo e o Congresso Nacional precisam indicar medidas favoráveis à retomada do consumo e mais abertura ao crédito como forma de reaquecer a economia.
Continua depois da publicidade
– Os empresários precisam de confiança no cenário futuro e de acesso a capital para financiar o crescimento dos seus negócios de modo seguro. A retomada de investimentos poderá incentivar a criação de empregos e a formação de massa salarial que reaquecerá o consumo – afirma.