O volume de vendas no comércio varejista do país recuou 0,9% em março ante fevereiro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira. Essa é a maior baixa para o terceiro mês do ano desde 2003, quando a retração atingiu 2,4%. No Rio Grande do Sul, a redução nas vendas de março (1,5%) foi maior do que a média nacional (0,9%), mas no trimestre, a situação se inverte: a queda média nas vendas do país (5,7%) foi maior do que a do Estado (4,9%).

Continua depois da publicidade

A queda foi registrada depois de uma alta de 1,1% em fevereiro, conforme a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Além disso, as vendas recuaram 5,7% na comparação com março de 2015 e 5,8% em 12 meses. No acumulado de janeiro a março, a baixa chegou a 7% em relação a igual período de 2015, a maior retração nesse tipo de análise da série histórica, que teve início em 2001.

Seis das oito atividades do comércio varejista tiveram quedas de fevereiro para março. A maior foi observada no setor de tecidos, vestuário e calçados (-3,6%). As outras baixas foram registradas nas atividades de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,5%), supermercados, alimentos e bebidas (-1,7%), combustíveis e lubrificantes (-1,2%), móveis e eletrodomésticos (-1,1%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%).

Leia mais

Inflação oficial volta a subir e atinge 0,61% em abril, afirma IBGE

Continua depois da publicidade

Estimativas do IBGE indicam safra menor em 2016

Produção industrial cresce em 10 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE

Por outro lado, foram registrados aumentos no volume de vendas nas atividades de equipamento e material para escritório, informática e comunicação (6,1%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%).

A receita nominal teve queda de 0,4% de fevereiro para março, mas subiu 6,2% na comparação com março de 2015, 4,7% no acumulado do ano e 3,1% em 12 meses.

O chamado varejo ampliado, que inclui materiais de construção e vendas de veículos e peças, além dos oito segmentos do varejo, teve quedas no volume de vendas de 1,1% na comparação com fevereiro deste ano, de 7,9% em relação a março de 2015, de 9,4% no acumulado do ano e de 9,6% em 12 meses.

Vendas do varejo gaúcho caem 5,1% no primeiro trimestre

Em março, o comércio gaúcho teve desempenho pior do que o resultado nacional. No Rio Grande do Sul, a queda foi de 1,5% na comparação com fevereiro. Já no primeiro trimestre do ano, as vendas varejistas no Estado caíram 5,1%.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Economia