As vendas na Black Friday que ocorreu na última sexta-feira (25) cresceram 13% em Santa Catarina, na comparação com 2021, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). A Copa do Mundo, que ocorreu pela primeira vez junto com a data promocional, incentivou alguns setores.

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O aumento das vendas em Santa Catarina foi superior à média nacional de 6,9% em relação ao ano passado. A região que teve o maior crescimento de vendas foi a região Sul (+14,2%). O dado é nominal, ou seja, não tem desconto da inflação acumulada no período.

Em todo o Brasil, o segmento que teve a maior alta de vendas foi o de setor de drogarias e farmácias (+25,9%), seguido por turismo e transporte (+25,1%), cosméticos e higiene pessoal (+22,2%) e bares e restaurantes (+18,6%).

Copa do Mundo e ofertas de Black Friday fazem busca por TVs disparar

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Força do e-commerce

Em relação a 2021, a Black Friday teve aumento expressivo de vendas online: 21,1%. No varejo físico o crescimento foi de 5,4%. A data tem se fortalecido no país desde 2020, segundo o superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi.

— Isso ocorre principalmente por causa do canal e-commerce, cada vez mais inserido na rotina dos consumidores. Mesmo com essa performance, o faturamento da Black Friday deste ano ainda está 2,8% abaixo do verificado em 2019, ano anterior à pandemia — destaca o superintendente de dados e inovação.

Ainda segundo Levi, a queda no setor de Móveis, Eletro e Depto, que costuma ser um dos destaques positivos da Black Friday, pode estar associada à antecipação de promoções ao longo do mês de novembro. Isso provavelmente inclui televisores adquiridos para a Copa do Mundo, que começou no dia 20 de novembro. Antes, portanto, da Black Friday.

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