O Natal de 2015 foi o pior em volume de vendas em 10 anos para os shoppings centers brasileiros, segundo dados divulgados neste sábado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). As vendas caíram 2,8% em termos reais, já descontada a inflação, fechando o período como o pior já registrado pela série histórica, que teve início em 2005.

Continua depois da publicidade

Comércio do RS tem pior Natal em 14 anos, afirma entidade

Os dados foram apurados pela associação em uma pesquisa com 150 empresas de varejo que reúnem 7,5 mil lojas, levando em conta as vendas de 1º de dezembro ao dia 24, véspera de Natal.

Banco Central prevê inflação de 10,8% em 2015 e 6,2% em 2016

— O mercado como um todo já esperava por um resultado desses. Os estoques estavam altos, desde o início do ano, e o consumidor estava mais receoso — afirma Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de relações institucionais da Alshop.

Continua depois da publicidade

Supersafra e real em baixa ajudam a ampliar exportações do RS em 24,9%

Os segmentos que apresentaram aumento no volume de vendas, sempre na comparação com 2014, foram os de perfumaria e cosméticos, com alta de 3,7%, seguidos pelo de joias e relógios, com crescimento de 3,2%.

Na outra ponta, os artigos de decoração para o lar caíram 13,3%. Até mesmo a venda de brinquedos, tradicionais motivadores do comércio nesse período do ano, apresentou queda de 0,8%.

Leia as últimas notícias