As vendas nos shopping centers do país totalizaram o montante de R$ 119,5 bilhões em 2012. O valor representa um crescimento de 10,65% em comparação com o desempenho de 2011, de acordo com dados publicados nesta quinta-feira pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Continua depois da publicidade
Apesar da alta, o resultado ficou abaixo da alta de 12% prevista pela associação. Na avaliação do presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga, o crescimento do setor de shoppings foi beneficiado pelo baixo índice de desemprego, aumento da massa salarial e da oferta do crédito no ano passado.
A Abrasce também informou que o Natal foi a data comemorativa que mais impulsionou o setor em 2012. No período, as vendas tiveram alta de 15% em relação a 2011. No ano passado, foram inaugurados 27 shoppings no Brasil, totalizando 457 empreendimentos espalhados em 165 cidades.
Desse total, 255 shoppings (55%) estão na região Sudeste. Veiga destacou a expansão no número de shoppings na região Norte, que chegou a 18 no fim do ano passado.
– O crescimento porcentual na região Norte tem sido maior que no restante no país – afirmou.
Continua depois da publicidade