As vendas nos shoppings brasileiros durante a época do Natal aumentaram 11,26% em relação ao mesmo período de 2008. O relatório da Associação Brasileira de Comerciantes de Shopping (Alshop) foi divulgado neste domingo. O faturamento nos 711 maiores shoppings do Brasil chegará aos R$ 20 bilhões no mês de dezembro, segundo projeções da entidade.

Continua depois da publicidade

No acumulado do ano até o dia 24 de dezembro, o faturamento atingiu R$ 78,810 bilhões, o que representa um aumento de 10% em comparação com o mesmo período de 2008.

A estabilidade nas taxas de juros e a apreciação do real frente ao dólar aumentaram o poder de compra da população de baixa renda, aponta o relatório.

Por segmentos, os eletrodomésticos e artigos eletrônicos tiveram um aumento nas vendas natalinas de 20%, frente ao mesmo período de 2008, como resposta à redução de impostos a produtos industrializados decretada pelo governo para minguar os efeitos da crise.

Em 2010, segundo a Alshop, serão abertos 40 novos shoppings no país, que gerarão 180 mil novos empregos, quase o dobro dos 22 inaugurados em 2009.

Continua depois da publicidade

A entidade também pede ao governo que crie uma isenção de impostos para os setores de calçado e couro, afetados pela crise e pela importação de artigos de menor preço do mercado asiático.