O ano de 2023 foi marcado por uma grande valorização dos imóveis em Santa Catarina, principalmente no Litoral Norte e Grande Florianópolis. São José (+18,20%) e Itapema (17,55%) são as cidades do país com maior aumento no preço para venda, segundo o índice Fipezap de janeiro a novembro. A previsão é de que o mercado imobiliário continue aquecido em 2024.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Balneário Camboriú segue a cidade do país com o metro quadrado mais caro: R$ 12.575/m². Com a alta procura por imóveis, outras cidades da região têm ganhado destaque, como Itapema e Porto Belo. O mesmo movimento ocorreu na Grande Florianópolis, com São José. A vizinha da Capital Catarinense tem ganhado cada vez mais destaque no mercado imobiliário.
O mesmo movimentou ocorreu com os aluguéis, com uma alta de preços ainda mais expressiva. Florianópolis teve o segundo maior aumento do país no ano: + 27,67% entre janeiro e novembro, segundo o índice Fipezap.
— O ano de 2023 foi considerado um bom ano. Houve mais vendas em 2023 do que em 2022, em número de imóveis. E a valorização de imóveis na nossa região, primordialmente o litoral de Santa Catarina, aumentou ainda essa diferença dos valores de venda — destacou o vice-presidente de Compra e Venda do Secovi Florianópolis/Tubarão, Marcos Alcauza.
Continua depois da publicidade
Mercado imobiliário aquecido em 2024
A previsão para 2024 é que os imóveis continuem valorizando no mesmo ritmo, já que, segundo Alcauza, “o mercado imobiliário de Santa Catarina não está dando conta da demanda que existe”.
— O movimento que tem trazido alta para os imóveis no litoral de SC continua. A procura pela qualidade de vida, belezas naturais e IDH quase de primeiro mundo, continua atraindo pessoas de todos os estados e até do exterior. Não há perspectiva de queda de vendas, pelo contrário, vão aumentar as vendas. Outro ponto é que, como a taxa Selic está caindo, o financiamento vai ficar mais barato, o que também vai potencializar o crescimento. Então a perspectiva para 2024 é excelente — explica.
A perspectiva de valorização não é só para as regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte, mas para todo o Estado, inclusive cidades que não são litorâneas, com destaque para Joinville e Blumenau. Em 2023, os dois municípios acumularam alta de +10,29% e +10,30% até novembro, respectivamente.
— Cada cidade tem uma valorização sobre o seu preço de metro quadrado. As cidades do Sul tem um preço menor, mas estão valorizando na mesma proporção que a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Eu vejo um equilíbrio em percentual de valorização — ressalta Marcos Alcauza.
Continua depois da publicidade
Leia também
Cidade de SC tem maior valorização imobiliária do país em 2023 e atrai investidores
Saiba quais os bairros mais procurados para aluguel anual em Florianópolis
Rede francesa abre primeira loja de conceito inovador em Florianópolis