O GamePad que promete revolucionar a experiência do usuário de videogames com duas telas começa a ser vendido nos Estados Unidos a partir do próximo domingo. O console sensível ao toque da gigante japonesa Nintendo faz o papel de controle e de tela, mas mantém os botões e alavancas dos videogames tradicionais.

Continua depois da publicidade

– Não se pode fabricar modas – disse o presidente da divisão dos Estados Unidos da japonesa Nintendo, Reggie Fils-Aime. – Não se pode fabricar o boca a boca. A única coisa que podemos fazer é proporcionar é o produto e os jogos e criar algumas faíscas.

O console conta também com uma câmera, um lápis digital, microfone, alto-falantes e conectores para fones de ouvido. O Wii U aproveita recurso de detecção de movimento do Nintendo Wii, que percebe o movimento do usuário em frente ao televisor. O Game Pad foca na experiência do usuário com duas telas, fazendo com que ele se sinta mais como uma versão em alta definição do DS e do 3DS da Nintendo, os dispositivos portáteis de duas telas da gigante japonesa.

– É uma segunda tela, como um tablet ou um celular, mas diferente – disse Mark Bolas, professor de meios interativos da Universidade do Sul da Califórnia. – Além de proporcionar mais informação, o GamePad também oferece um segundo ponto de vista no mundo virtual. A Nintendo permite se afastar da tela da televisão para ver o que está acontecendo no GamePad.

O controle de tela sensível ao toque também pode servir como um controle improvisado do televisor e por meio dele será possível acessar serviços de vídeo como o Netflix e o Amazon Instant Video (TVii). Alguns jogos oferecem um intercâmbio de funções entre a tela da televisão e do GamePad. No Brasil, o videogame deve chegar na segunda metade de 2013.

Continua depois da publicidade

O videogame será vendido nos modelos básico, que deve custar em torno de US$ 300 e o premium, que deve sair por US$ 350. O básico virá com o console, o controle-tablet, o adaptador, um cabo HDMI e a barra de sensor. Já o premium virá com todos os itens do básico, mas terá mais memória, incluirá apoios para o console e o game “Nintendo Land”.