As compras de última hora para o Dia dos Pais foram as que mais cresceram em 2013. No final de semana da data (9 a 11 de agosto), houve um avanço de 3,4% nas vendas, na comparação com o período respectivo de 2012 (10 a 12 de agosto), conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio para o Dia dos Pais 2013.
Continua depois da publicidade
Na semana da data (05 a 11 de agosto), as vendas aumentaram 3,3%, na comparação com igual período de 2012 (06 a 12 de agosto). Tanto a elevação verificada na semana do Dia dos Pais quanto à do final de semana foram as menores em três anos.
Para os economistas da consultoria Serasa Experian, o consumidor está mais cauteloso diante da perda do poder aquisitivo, da inflação e do aumento dos juros, fatores que o levam priorizar o pagamento das dívidas e das renegociações assumidas. De olho no Dia das Crianças e no Natal, o consumidor endividado tem evitado novos parcelamentos.
Continua depois da publicidade