As vendas de presentes para o Dia dos Pais em Santa Catarina foram 2,25% maiores do que as do ano passado, de acordo com o levantamento realizado pela Federação das CDLs. O comparativo se baseia nas consultas ao crediário entre 5 e 10 de agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2018.
Continua depois da publicidade
Os empresários tinham uma expectativa de crescimento maior, que as vendas chegassem até 5%. Ainda assim, diante do cenário econômico nacional, o resultado é considerado positivo.
– É um sinal de que a economia volta a se recuperar, levemente. O consumidor ainda está cauteloso para o consumo e o desemprego permanece alto. Se analisarmos este contexto, o resultado foi muito bom – disse o assessor institucional da FCDL/SC, João Carlos Dela Roca.
Roupas, calçados e assessórios foram os mais vendidos no período e os catarinenses gastaram, em média, R$ 142. O levantamento envolveu 400 empresas distribuídas nos municípios catarinenses, considerados como os de maior potencial de consumo.
Novo impulso com o FGTS e PIS/Pasep
O FCDL/SC acredita em um novo impulso nas vendas neste ano, com a esperada liberação de saques ao FGTS, PIS/Pasep e pagamento da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas, a partir das próximas semanas. Para Dela Roca, a expectativa é que os consumidores aproveitem para quitar pequenas dívidas e que voltem a consumir.
Continua depois da publicidade