As vendas do comércio catarinense tiveram leve alta de 0,4% em fevereiro na comparação com janeiro deste ano. Equipamentos e materiais de informática, escritório e comunicação foram os com o maior aumento entre as atividades. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25), na Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O resultado de Santa Catarina em fevereiro foi 11º entre as 27 Unidades da Federação, desacelerando em comparação com janeiro (3,3%). No entanto, o índice catarinense foi melhor que a média nacional de -0,1%. Já em relação a fevereiro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista catarinense avançou 5,3%.

O índice de Santa Catarina foi puxado pela alta nas vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (32%), o maior entre as atividades. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, a alta foi de 42,2%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Já o pior resultado em fevereiro foi de móveis e eletrodomésticos (-6,3%). A atividade acumula variação de -2% nos dois primeiros meses do ano.

Continua depois da publicidade

Varejo ampliado

O comércio varejista ampliado, que inclui o comércio de veículos, partes e peças e material de construção, teve recuo de 0,6% no volume de vendas em fevereiro, frente a janeiro. Foi o 25º resultado entre as Unidades da Federação e a primeira variação negativa após quatro meses consecutivos de crescimento na comparação.

No entanto, o varejo ampliado catarinense teve crescimento de 6,2% no acumulado de janeiro a fevereiro de 2023.

Leia também

SC exporta US$ 2,7 bilhões até março e alcança segundo maior preço por tonelada do Brasil

Mais de 824 mil contribuintes de SC já declararam o Imposto de Renda 2023

SC passa a ter 3 cidades entre as 5 com imóveis mais caros no Brasil