As vendas de veículos novos no mercado brasileiro registraram crescimento de 14,6% em novembro na comparação com outubro, mas caíram 2,09% na comparação com o mesmo mês do ano passado, totalizando 321.590 unidades, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os números incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Continua depois da publicidade

No acumulado dos primeiros 11 meses do ano as vendas do setor totalizaram 3.284.632 milhões de unidades, o que representa uma evolução de 4,83% em relação ao mesmo período de 2010. Considerando o desempenho de todos os segmentos analisados pela Fenabrave, que inclui motos, implementos rodoviários e máquinas agrícolas, o setor automotivo vendeu 504.988 unidades em novembro, um avanço de 13,87% ante outubro e de 0,61% sobre o mesmo intervalo de 2010.

Entre janeiro e novembro deste ano, as vendas somaram 5.212.759 unidades, o que representa um crescimento de 6,28% ante os primeiros onze meses de 2010. Considerando só o segmento de automóveis e comerciais leves, as vendas somaram 305.252 unidades, com expansão de 15,71% em relação a outubro e queda de 1,96% sobre novembro do ano passado.

No acumulado até novembro, as vendas dos dois segmentos somaram 3.096.410 unidades, o que indica crescimento de 4,34% sobre igual intervalo de 2010. Ainda de acordo com a Fenabrave, foram vendidas 166.674 motocicletas em novembro, alta de 14,06% ante outubro e de 5,16% ante o mesmo mês de 2010. No acumulado do ano, com 1.747.053 motos vendidas, o mercado registra alta de 8,76% nas vendas.

Continua depois da publicidade