A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis ainda não surtiu efeito nas vendas de abril do setor de veículos e motos, partes e peças, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
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É válido lembrar que a redução foi feita em maio, e o IBGE divulgou nesta quinta-feira os dados referentes ao mês de abril. No entanto, houve melhora nas vendas em relação a março, que pode ter sido puxada pela campanha das montadoras e concessionárias de vendas a juro zero. Em abril, o volume de vendas de veículos e motos subiu 0,2% em relação a março, quando tinha recuado 1,4%.
– Os veículos ainda não captam a redução de IPI. Mas o governo vem baixando juros, então os financiamentos ficam mais baratos, e há muita propaganda de venda para redução de estoques – contou Reinaldo Pereira, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.
De acordo com Pereira, a propaganda de juro zero veio antes da redução de IPI, uma vez que os estoques já estavam altos. Para reduzir os estoques, houve incentivos na venda.Pereira observou ainda que o aumento nas vendas de veículos se deu após três meses consecutivos de queda, o que pode ter proporcionado uma base de comparação mais baixa.Em março, o recuo foi de 1,4%; em fevereiro, de -2,2%; em janeiro, de -3,3%.
– Foram três resultados negativos seguidos, então você tem uma compensação ali – disse o gerente do IBGE.
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