Depois de uma queda de -3,32% em outubro, as vendas do setor supermercadista catarinense voltam a subir em novembro. O segmento registrou aumento de 2% em relação a outubro. Se comparado com o mesmo período de 2016, o crescimento foi de 0,34% . No acumulado de janeiro a novembro o índice é de + 0,85%.
Continua depois da publicidade
Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). O presidente da associação, Paulo Cesar Lopes, explica que o desempenho de novembro ficou dentro da expectativa e que o último bimestre do ano poderá indicar um crescimento impulsionado pelo estímulo das compras de final de ano e do décimo terceiro salário.
Em uma outra pesquisa realizada pela Acats indica que a grande maioria dos empresários do setor está otimista quanto ao resultado de vendas neste final de ano. De acordo com a manifestação dos empresários na pesquisa, 77% acreditam que as vendas de final deste ano em SC serão melhores do que no ano passado. 7% apostam que o resultado será muito parecido, nem pior nem melhor, e ainda 6% declararam que as vendas irão recuar em até 3%.
Nesta mesma sondagem,55% indicaram que compraram mais produtos especiais de Natal/Ano Novo neste ano, enquanto 27% dos supermercadistas disseram que se organizaram para comprar a mesma quantidade de 2016. Além disso, 16% dos entrevistados indicaram que estão comprando menos produtos.
Continua depois da publicidade
Supermercados de SC projetam alta de apenas 1%, mas abertura de unidades está mantida em 2017