Os supermercados catarinenses fecharam o ano de 2017 no positivo, registrando alta de 2,35% nas vendas no acumulado de janeiro a dezembro em comparação com o ano de 2016. No primeiro semestre o levantamento mensal feito pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) chegou a registrar acumulados negativos, mas a recuperação no segundo semestre se consolidou com uma sequencia de sete meses de alta.

Continua depois da publicidade

No mês de dezembro de 2017, em relação ao mesmo mês de 2016, o crescimento foi de 2,5%. Já em relação a novembro o índice de dezembro de 2017 ficou 29,35% acima, resultado que considera a sazonalidade do período de festas.

Os índices foram apurados pela Acats, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA. O presidente da associação, Paulo Cesar Lopes, considera que o desempenho do segmento supermercadista pode ser um referencial importante na retomada da economia, com a diminuição do desemprego e na reprogramação de novos investimentos para gerar o efeito circular e geral no crescimento econômico.

Supermercados de SC projetam alta de apenas 1%, mas abertura de unidades está mantida em 2017

Continua depois da publicidade