Mesmo com a alta dos preços do etanol nos últimos meses, o volume de vendas dos combustíveis seguiu em alta em fevereiro, embora com avanço tímido, apontou a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje. Em relação a janeiro, as vendas do grupo combustíveis e lubrificantes subiram 0,1%. Já na comparação com fevereiro de 2010, a variação positiva foi de 7,3%.

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Segundo Reinaldo Pereira, gerente da PME do IBGE, o resultado foi pouco afetado pela alta do etanol porque a frota brasileira continua em expansão e a maioria dos automóveis é flex. Com isso, os motoristas não deixaram de abastecer, mas trocaram o álcool pela gasolina, que sofreu menor impacto da alta do etanol e tem os preços nas refinarias mantido desde 2009.

Ainda na avaliação de Pereira, as medidas macroprudenciais do governo podem estar por trás das quedas nas vendas dos setores de veículos e motos (recuo de 1,1%) e móveis e eletrodomésticos (recuo de 2,8%) entre janeiro e fevereiro, já que são atividades varejistas com forte dependência do crédito.

No entanto, a alta de 20,5% nas vendas de móveis e eletrodomésticos em relação a fevereiro de 2010 e de 26% no setor de automóveis e motos, ante igual período deste ano, refletem as condições ainda favoráveis do crédito para as vendas, impulsionadas por aumento de renda e emprego e também relativa estabilidade dos preços, especialmente no de eletrodomésticos, que acumula queda de 2,2% nos últimos 12 meses pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

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