O mercado brasileiro de celular chegou à marca de 27,3 milhões de unidades vendidas durante os seis primeiros meses de 2012, revelou um estudo da IDC, que oferece serviços de consultoria para empresa de tecnologia da Informação e de telecomunicações.

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Do total, 6,8 são smartphones e 20,5 milhões são os chamados feature phones, ou seja, aparelhos tradicionais que permitem acesso à internet, redes sociais e sistemas de mensagens instantâneas, porém, não têm sistema operacional.

Comparando os números do primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2011, o mercado de celulares sofreu uma queda de 16%. Setorialmente, o mercado de feature phones caiu 29% e os smartphones tiveram alta de 77%.

– A tendência é que os smartphones ganhem cada vez mais espaço no mercado. De modo geral os fabricantes têm aumentado o portfolio de modelos focando mais esse tipo de dispositivo – declara Bruno Freitas, analista de mercado da IDC Brasil.

A expectativa é de que o mercado total de celulares chegue à marca de 62 milhões de unidades comercializadas em 2012, número 8% menor do que o apresentado no ano passado.

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De acordo com as previsões da IDC, até 2015 os smartphones devem representar 57% do mercado total de celular no Brasil.