O grupo automobilístico alemão Volkswagen vendeu até maio 2,49 milhões de veículos no mundo todo, 7% a menos que no mesmo período de 2008, devido à fragilidade do mercado automobilístico.

Continua depois da publicidade

O diretor de Vendas da VW, Detlef Wittig, disse que “não há sinais de recuperação nos mercados globais”.

– Com exceção da China, os mercados globais de carros de passeio não mostram sinais de recuperação. Também não está claro se os mercados já chegaram ao fundo – segundo Wittig.

No entanto, o maior fabricante automobilístico da Europa informou nesta sexta-feira que as vendas globais em maio subiram 1,5%, para 556,7 mil unidades, frente ao mesmo mês do ano passado. Sua marca principal VW aumentou as entregas em 10,2% em maio, para 351 mil veículos, em comparação ao mesmo período de 2008.

As turbulências nos mercados automobilísticos globais levaram a diferentes tendências nas regiões. A Volkswagen reduziu as vendas no mês passado na Europa (-6,4%) e na América do Sul (-3,5%), enquanto registrou aumento na Rússia (4%) e na China (45,2%).

Continua depois da publicidade

Na Alemanha, a Volkswagen vendeu em maio 127,1 mil veículos, 36% a mais que um ano antes, devido aos efeitos positivos do subsídio de desmantelamento e impulsionado pela demanda de modelos como o Fox, Polo, Golf e Tiguan.