A General Motors (GM) registrou uma redução de quase 23% em suas vendas nos Estados Unidos durante o mês de abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado. A fabricante atribuiu a queda à diminuição da demanda por veículos que consomem mais combustíveis.

Continua depois da publicidade

No total, a GM vendeu em abril 260.922 veículos, volume 22,7% inferior em relação a abril de 2007. Como aconteceu com outras fabricantes este mês, as perdas se limitaram quase exclusivamente à categoria de caminhonetes, que inclui utilitários, monovolumes, pickup e minivans.

As vendas nesta categoria caíram 33,2% em abril e totalizaram 140.098 unidades, 50 mil menos que há um ano. As oito marcas da GM registraram redução na demanda durante o mês de abril, das quais se destacou a fabricante de veículos Hummer, com pior eficiência de consumo, como a que mais perdeu no período.

A queda da Hummer foi de 49,8%, enquanto a Saab perdeu 37,9%, a Saturn 22%, seguida por Pontiac (15,9%), GMC (29,6%), Chevrolet (21,9%), Cadillac (21,3%) e Buick (11,7%).

Chrysler

Continua depois da publicidade

As vendas do Grupo Chrysler também caíram 23% nos Estados Unidos em abril, por conta da brusca redução de comercialização de caminhonetes e veículos para empresas de locação. No total, a Chrysler vendeu 147.751 unidades durante o mês passado.

A terceira fabricante americana registrou redução nas vendas de duas categorias de veículos, automóveis e caminhonetes. As vendas de automóveis totalizaram 39.564 unidades, o que representou uma queda de 19%. As de caminhonetes foram 108.187 unidades, uma perda de 25%.

Por marcas, a Chrysler foi a que teve piores resultados, com a venda de 30.670 unidades, o que representou uma redução de 40% em relação a abril de 2007. A marca Jipe vendeu 33.733 unidades, volume 18%, enquanto a Dodge totalizou 83.348 vendas perdendo 17%.