O índice e-Flation, desenvolvido para monitorar os preços de produtos adquiridos via internet, encerra o ano com deflação de 1,59% no mês de dezembro. Em uma comparação anual, foi apurada inflação somente em janeiro e junho. A principal queda do período foi verificada na categoria Livros, com deflação de 4,29%, seguida pela categoria Informática, com 3,91%.

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Também se verificou a ocorrência de deflação de 2,66% na categoria Eletroeletrônicos, 1,67% na categoria CDs e DVDs e de 0,14% em Viagem e Turismo. A cesta composta apenas por Automóveis teve um índice de deflação de 0,007%.

Nas outras cestas de produtos, foi registrada inflação de 1,77% na categoria Linha Branca, de 1,47% em Brinquedos e de 1,45% na categoria Telefonia. O item Produtos para Casa permaneceu no mesmo índice do mês anterior, 1,12%.

De acordo com o professor Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), “as compras via internet tem uma tendência natural de aumento no final do ano, principalmente, para aqueles consumidores que buscam facilidade e tranqüilidade na hora de presentear”, disse.

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