O forte calor registrado nesta primeira quinzena de fevereiro provocou um impacto considerável no comércio de aparelhos de ar-condicionado, climatizadores e ventiladores em Santa Catarina. Sondagem realizada pela Fecomércio em Santa Catarina no dia 7 de fevereiro,com 65 empresários de lojas de departamento em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages, aponta um crescimento na venda destes produtos, no Estado, de 82,5% em relação ao mês de janeiro e de 81,6% em relação ao ano anterior.

Continua depois da publicidade

Confira as dicas para driblar o calorão

O faturamento das empresas especializadas na vendas deste itens cresceu 29,8%, em média, no Estado. Os municípios onde o faturamento foi maior foram Blumenau (48,3%), Criciúma (36,4%) e Chapecó (28,8%). Em todo o Estado, foram vendidos, em média, 43,8 produtos por dia. Nas vendas diárias, Florianópolis se destacou com uma média de 55,7 aparelhos, seguida por Joinville com 49 e Blumenau (39,3).

A pesquisa demonstrou, também, que as vendas só não foram maiores pela própria carência de produtos nos estoques e como a onda de calor duradoura surpreendeu as empresas catarinenses. Em Lages e em Criciúma, no dia 7 de fevereiro, por exemplo, não havia produtos em estoque.

Com este boom na comercialização destes produtos, é provável que nos próximos períodos a venda seja bastante aquém da média de outros anos, já que muitas famílias adiantaram a aquisição para tentar fugir do calor e dificilmente irão às compras em breve.

Continua depois da publicidade