O número de emplacamentos de veículos cresceu 19,94% entre janeiro e novembro de 2018 no comparativo com os mesmos meses do ano passado na Região Norte de Santa Catarina. Neste ano foram comercializados 29.806 unidades ante 24.850 em 2017 na Região, segundo relatório mensal da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC). Esse crescimento equipara a variação estadual (19,12%) e supera a média nacional (13,96%).

Continua depois da publicidade

Os dados englobam a venda de unidades licenciadas de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros. No Norte o melhor mês do ano foi outubro, que registrou mais de 3,1 mil veículos vendidos, já o maior crescimento ocorreu em fevereiro quando foram licenciadas 2,3 mil unidades – 22,5% acima do informado no mesmo mês um ano antes.

Considerado o acumulado até novembro, 2018 representou o melhor desempenho para as concessionárias nos últimos cinco anos em Joinville e demais municípios do Norte, apesar de ainda estar longe do patamar de 2014, época em que foram vendidas 38 mil unidades.

— O que tem ajudado a alcançar esses resultados é a manutenção da taxa de juros baixa, de 6,5%, e um aumento nos canais de vendas diretas. Estamos nos aproximando dos níveis de 2014 e a perspectiva é seguir nessa crescente nos próximos meses, no entanto, o ritmo de retomada da economia brasileira é lento e isso dificulta um crescimento ainda maior — avalia Julio Schroeder, presidente da Fenabrave-SC.

No Estado, o maior acréscimo no ano vem do Vale do Itajaí, que emplacou 48.280 veículos contra 38.650 unidades de janeiro a novembro de 2017 (24,92%). Santa Catarina possui frota circulante de cinco milhões de veículos.

Continua depois da publicidade