O brasileiro está redescobrindo os carros seminovos e usados. Uma pesquisa da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) sobre o primeiro semestre do comércio do setor respalda a declaração de Rafael da Silva, presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de Santa Catarina (Assovesc).
Continua depois da publicidade
No primeiro semestre, houve um crescimento de 2,2% na comercialização de veículos desse tipo em Santa Catarina, em comparação com 2013. Por outro lado, as concessionárias do Estado viram as vendas de carros 0 km despencarem 10,74% no mesmo período. Especialistas apontam a diminuição dos financiamentos e a Copa do Mundo como os principais vilões dos veículos novos.
O famoso cheiro de carro novo deixou de atrair tanto os consumidores catarinenses em 2014. Com preços mais baixos, os usados e seminovos (carros com até três anos de uso, baixa quilometragem e apenas um proprietário) se tornaram responsáveis pelo triplo da venda de carros 0 km no primeiro semestre do ano. De janeiro a junho, as revendedoras negociaram 215.871 carros desse segmento.
– As vendas subiram enquanto o mercado de novos caiu. A cada carro novo vendido, três usados ou seminovos são negociados. A procura pelo usado aumentou por causa do desaquecimento da economia, da dificuldade de aprovação de crédito e do maior comprometimento da renda – afirmou Silva, presidente da Assovesc.
Continua depois da publicidade
A redução na oferta por financiamento foi o principal fator para a queda nas vendas em 2014, segundo o consultor de finanças pessoais do Itaú Unibanco, Jurandir Sell. Para quem pretende adquirir um veículo novo, o especialista aconselha a guardar dinheiro ao invés de procurar bancos:
– O governo reduziu o crédito e dificultou a consumo do brasileiro. De certa forma, isso é bom. Quando você incentiva a população a gastar, muitos compram mais do que podem e acabam se prejudicando – afirmou.
O presidente da Fenabrave-SC, Ademir Antônio Saorin, afirma que a Copa do Mundo atrapalhou o comércio. Ele também projeta uma melhora para o segundo semestre.
Continua depois da publicidade
– Tenho certeza que as concessionárias vão vender mais a partir de agora. Tivemos poucos dias úteis em junho por causa da Copa do Mundo e isso atrapalhou todos os setores do comércio, não apenas o automotivo – disse.
Clique na imagem para ampliar
