Vencedores do prêmio Top Of Mind 2016 destacaram suas estratégias de marketing em um debate mediado pelo colunista do Diário Catarinense Moacir Pereira. O encontro foi realizado no auditório da Fecomércio, em Florianópolis, nesta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Top of Mind premia as marcas mais lembradas de Santa Catarina

Investimentos em obras para a comunidade e participações sociais foram destacadas como iniciativas de valorização da marca pelo presidente da rede Koerich, Antônio Koerich. O empresário criticou a alta carga tributária brasileira e as exigências burocráticas como obstáculo aos negócios, além de destacar a importância de capitalizar a empresa para alcançar os resultados projetados.

—Somos remunerados por aquilo que fazemos. E aquilo que fazemos gostamos de fazer bem feito — pontuou.

Continua depois da publicidade

Veja como as empresas usam informações da web para montar estratégias de negócios

Presidente da vínicola Villa Francioni em São Joaquim, Daniela Borges de Freitas apontou a necessidade de inovar para ter destaque no competitivo mercado de vinhos. A imagem da Villa Francioni, disse a presidente, tem sido associada a eventos culturais e esportivos que promovem o vinho como um sinônimo de bebida saudável.

A propaganda “boca a boca” somada à qualidade e à exclusividade do produto, reforçou Daniela, são garantias de credibilidade ao negócio.

—O conceito do nosso projeto é produzir vinhos da melhor qualidade possível com a melhor tecnologia possível. Os pilares da empresa sempre foram o homem, a tecnologia e a arte — lembrou.

Continua depois da publicidade

André Schumann, presidente da rede de lojas de eletrodomésticos Schumann na região Oeste, reforçou a importância de se investir no marketing inteligente e na pesquisa de público para garantir ações mais eficientes. O empresário também observou que as dificuldades enfrentadas no início do empreendimento serviram de aprendizado para resistir à crise atual.

—Toda vez que há uma crise, ela faz a gente sair do conforto. Certamente a crise que enfrentei no início dos negócios me ajuda a agir agora. Investimento em tecnologia é importante neste momento. Não podemos gastar dinheiro onde não dá retorno — alertou.

A atenção às mídias eletrônicas foi apontada como estratégia de mercado por Marcelo Brognoli, presidente executivo da Brognoli Negócios Imobiliários e vice-presidente da Fecomércio na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O empresário ainda citou o segmento imobiliário como um mercado tradicional e conservador, alertando para a necessidade de buscar a inovação no meio.

—É fundamental a abertura para os jovens, para quem está chegando ao mercado de trabalho. São eles que estão transformando o mundo. Não existe fórmula, mas precisamos estar atentos às mudanças. Inovação é fundamental — concluiu.