Só quem nasceu há mais de seis décadas pode se gabar de ter visto o Brasil ganhar cinco Copas do Mundo (a primeira em 1958). Quem é um pouco mais novo viu quatro títulos (o segundo em 1962). Para ter testemunhado o tri, em 1970, é preciso hoje ser um cinquentão.
Continua depois da publicidade
Quem tem 30 anos viu dois títulos (1994 e 2002) e, quem tem 20, soltou o grito de campeão só uma vez. Mas quem é ainda mais jovem nunca teve esse prazer, e é essa turma que está na maior expectativa de finalmente ver a seleção canarinho levantar a taça do mundo.
Os gêmeos Thiago e Gabriel Rusche Vargas, de Lages, na Serra Catarinense, ainda eram bebês de apenas 11 meses na última Copa, a de 2010, na África do Sul. Ou seja: os pequenos lageaninhos não entendiam nada, mas provavelmente choraram junto com os pais, o gerente de escritório Euclides Vargas, 44, e a técnica de enfermagem Gisele Rusche, 39, quando o Brasil foi desclassificado pela Holanda.
E não bastasse a dolorosa eliminação ainda nas quartas-de-final, a festinha do primeiro aniversário dos gêmeos, no dia 14 de julho daquele ano, deixou de ganhar as cores verde e amarela, pois o clima deixara de ser propício para isso. E quatro anos depois, Thiago e Gabriel querem se vingar do passado.
Continua depois da publicidade
Os vencedores do desafio fotográfico #torcidasc, lançado em junho pelo DC e que recebeu mais de 300 imagens de torcedores em todo o Estado, cruzam os dedinhos para que o Brasil passe pela Colômbia nesta sexta-feira e siga a passos firmes em direção à primeira final de Copa de suas vidas.
– O Brasil vai fazer 10 gols -, diz um.
– Vinte -, retruca o mano.
Até que a mãe interfere e os três entram em consenso.
– 3 a 1 para o Brasil -, sentencia a família.
Thiago e Gabriel venceram o desafio #torcidasc. Foto: Pablo Gomes
Thiago e Gabriel, que nasceram com dois minutos de diferença e não se desgrudam para nada, seja para brincar ou brigar, acompanharão o jogo desta sexta na companhia dos pais e do irmão mais velho, Felipe, de 15 anos, na casa deles, no bairro Copacabana.
Ex-gremistas que viraram são-paulinos mas não sabem o motivo da troca, Thiago e Gabriel podem até não sofrer como os seus pais caso o Brasil seja desclassificado, afinal, ainda são bem novinhos e não ligam muito para isso. Porém, certamente vão comemorar demais em caso de vitória e torcerão com todas as forças para o Brasil chegar à final.
Continua depois da publicidade
– Dessa vez a festinha de aniversário tem que ser com o tema da Copa e as cores verde e amarela. E eles vão comemorar os cinco aninhos bem no dia 13 de julho, na final da Copa – conclui a mãe, toda orgulhosa.
A foto vencedora:
Lucas Rusche, morador de São José, na Grande Florianópolis, venceu a competição com a foto de seus afilhados, residentes em Lages.