Josué Fuchter, 9 anos, e Luís Eduardo Bento, 12, sonharam alto e voaram longe. Cruzaram o Atlântico para a terra do futebol campeão do mundo, em Madri, na Espanha, onde os meninos de Santa Catarina viveram por duas semanas no mês de agosto. Um prêmio para os vencedores da primeira edição do projeto Peneirinha, que está novamente com inscrições abertas. No ano passado, o número de concorrentes no Estado ultrapassou os 5 mil.

Continua depois da publicidade

Em um lampejo do poder que o futebol tem para transformar vidas, os meninos viram Cristiano Ronaldo de pertinho, treinando no Real Madrid. Fotografá-lo, mesmo que da arquibancada, e conhecer meninos do mundo todo foi a realização de um sonho. Para eles, o que os levou a esta conquista foi visão de jogo, persistência e concentração nas peneiras.

Nesse sonho cabia também o dos pais. Sandra, mãe de Josué, chorou sem vergonha alguma quando o menino venceu a disputa no final do ano passado. E ainda é só elogios ao filho, celebridade mirim em Taió, cidade de 17 mil habitantes no Alto Vale do Itajaí.

Matriculado na escolinha de futebol da Fundação Municipal de Esportes, Josué treina também em Blumenau, duas vezes por semana. O pai, Roclécio, policial militar, sentiu que o interesse na bola do garoto aumentou por parte de olheiros. Desde que venceu o Peneirinha, virou notícia nos veículos do Grupo RBS e foi entrevistado por rádios, emissoras de TV e jornais da cidade dele.

Os dois vencedores da primeira edição disputam, junto a dezenas de garotos com idades entre 10 e 14 anos, um campeonato na cidade de Santo Amaro da Imperatriz que acaba hoje. Após quase duas horas em campo na sexta-feira, Luiz Eduardo mostrou energia para jogar mais.

Continua depois da publicidade

O menino da Capital saiu do campo e correu para a casa de praia na Daniela, para um bate-bola. Durante a brincadeira, falou sobre a premiação e a viagem a Madri:

Não tem como esquecer. Foi incrível – afirmou Luiz.

Joia da escolinha do Avaí, no Sul da Ilha, o menino ganhou fama lá e também no colégio com a premiação.