O corpo de Casildo Maldaner, ex-governador e ex-senador de Santa Catarina, está sendo velado na Assembleia Legislativa do Estado, no Centro de Florianópolis, na manhã desta terça-feira (18). O emedebista morreu às 23h de segunda no Hospital da Caridade, vítima de câncer.
Continua depois da publicidade
> Conheça a história de Casildo Maldaner, ex-governador de SC, vítima de câncer
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O velório acontece até às 13h no Plenário da Alesc. Depois, o corpo de Casildo será levado para o cemitério Jardim da Paz, no bairro Saco Grande, para uma cerimônia religiosa e de cremação, reservada à família e amigos mais próximos.
As atividades parlamentares previstas para esta terça-feira no legislativo foram suspensas. A cerimônia na Assembleia é aberta ao público e deve seguir os protocolos sanitários de prevenção contra o coronavírus.
Continua depois da publicidade
Vítima de Câncer
O ex-senador e ex-governador Casildo Maldaner (MDB) morreu às 23h dessa segunda-feira (17) em Florianópolis, vítima de câncer. Ele estava internado Hospital da Caridade, na Capital, para tratamento da doença, e teve seu estado de saúde agravado nos últimos dias. O político de 79 anos foi internado em estado grave na madrugada de domingo (16).
Casildo Maldaner havia se recuperado de um câncer que afetava o sistema nervoso central em 2018. Há três semanas, ele descobriu que o linfoma havia voltado e precisou retomar o tratamento. Na terça-feira (11), foi submetido a um procedimento médico para colocação de um cateter no cérebro e se recuperou bem. No sábado (15), o emedebista passou mal e foi para a unidade de saúde em estado grave.
Casildo Maldaner
Casildo começou sua história na política em 1962, sendo eleito vereador em Modelo, no Oeste de Santa Catarina. Ele foi deputado estadual por dois mandatos e também deputado federal. Em 86, elegeu-se vice-governador, na chapa encabeçada por Pedro Ivo Campos.
> O que está liberado e proibido até 31 de maio com novo decreto
Com a morte de Pedro Ivo, Casildo assumiu a chefia do executivo catarinense de 27 de fevereiro de 1990 a 15 de março de 1991. O político ainda foi senador em 1994 e atuou na diretoria do BRDE.
Continua depois da publicidade
Segundo a colunista do NSC Total Dagmara Spautz, Maldaner é lembrado, por aliados e adversários, como alguém que valorizou a divergência e respeitou o contraditório. Era dono de uma excelente oratória e também sabia ouvir. Casildo valorizou os princípios democráticos e será lembrado pelo excelente bom humor.
Leia também
Morre Fred Ullrich, radialista de Blumenau e entusiasta da música alemã
Ex-deputado estadual Ivo Knoll morre aos 91 anos em Florianópolis