O velório do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Aldo Schneider, segue na manhã desta segunda-feira (20), na Igreja Matriz de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí. O velório teve início na noite de domingo, em Ibirama, e deve ser encerrado com um ato oficial da Polícia Militar, com honra fúnebre, que deve ocorrer por volta das 11h40. O ato encerra ao meio-dia.

Continua depois da publicidade

Prefeitos da região e candidatos ao governo do Estado estiveram no velório. Por volta das 10 horas deve ocorrer uma fala das autoridades. Um culto protestante deve ocorrer às 10h30 e, em seguida, uma salva de tiros. O corpo de Schneider deve retornar para a cidade de Balneário Camboriú, onde será cremado em cerimônia reservada aos familiares.

O deputado estadual morreu na tarde de domingo (19), aos 57 anos, no Hospital da Unimed em Balneário Camboriú, onde estava internado há 18 dias em decorrência de um câncer que havia descoberto em 2017.

Morre presidente da Alesc, deputado Aldo Schneider, neste domingo

Há um ano e 2 meses, o parlamentar lutava contra um câncer. Ele já havia feito quimioterapia ao tratar um tumor na coluna, que havia debilitado também o pulmão, e foi submetido a uma cirurgia no ano passado.

Continua depois da publicidade

O parlamentar passou por um traqueostomia, no mês de maio, para aliviar o sistema respiratório, comprometido em função do tratamento de um novo ponto de tumor diagnosticado no pescoço, que o submeteu a sessões de radioterapia.

Assembleia emite nota de pesar e decreta luto oficial por três dias

Alesc

Deputado estadual reeleito em 2014, Aldo Schneider assumiu a presidência da Alesc em fevereiro deste ano, mas estava afastado do cargo em razão do tratamento de saúde.

A esposa de Schneider, Marita Schneider, havia anunciado na última quarta-feira (15), em coletiva, que o parlamentar teria desistido de concorrer à reeleição nas eleições que vão ocorrer no mês de outubro também por conta do estado de saúde do deputado.

O expediente da Alesc está suspenso nesta segunda-feira (20) em razão do falecimento de Aldo Schneider, e o Parlamento estadual decretou três dias de luto oficial.

Continua depois da publicidade

Suplente Manuel Mota vai ser efetivado como deputado estadual do MDB

Governador decreta luto oficial e ministro emite nota na Dinamarca