Santa Catarina é um berçário para muitos talentos do esporte em diversas áreas. Exemplos não se esgotam em Guga no tênis e Tiago Splitter no basquete. Mais que isso, há expoentes em diversas áreas e, a cada ano, surgem mais promessas. No atletismo, três jovens joinvilenses despontam como joias do esporte em competições nacionais e internacionais. Juntas, Ana Lays Bayer, de 20 anos, Samara Furtado, 20, e Tamiris De Liz, 23, somam centenas de medalhas e dividem um sonho em comum: chegar às Olimpíadas.
Continua depois da publicidade
Das três, a velocista Tamiris é a que começou mais cedo na carreira esportiva e já teve essa oportunidade em 2012 ao ser convocada para a equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres, mas ela agora quer chegar ainda mais alto. O desejo é correr abaixo dos 11 segundos na prova dos 100 metros e, consequentemente, chegar a uma final Olímpica.
— Vivo este sonho desde pequenininha. A minha primeira lembrança é com cincos anos de idade, eu correndo e falando para a minha mãe que queria ser corredora — recorda.
Condições para realizar a façanha ela já provou ter. Desde seu primeiro campeonato escolar, disputado em 2006 e à época sob o olhar da professora Marli Fritz, em Joinville, a atleta demonstrou talento e, desde então desponta mundo afora.
São cerca de 200 medalhas conquistadas em pouco mais de uma década, além de quatro participações em mundiais. Dentre as conquistas está ainda a medalha que ela considera ser a mais importante e é guardada até hoje, o bronze no mundial juvenil de 2012.
Continua depois da publicidade
Desafios ao redor do mundo
Atualmente treinando em Lisboa, Portugal, a garota continua representando o Brasil e chega a treinar seis dias na semana por quatro a cinco horas diárias, com o objetivo de alcançar um bom resultado no Campeonato Mundial que será em Doha, no Qatar, em outubro. Tanto foco e dedicação tem um porquê que vai além da realização pessoal, mas de continuar levando o nome do País e de Joinville para os quatro cantos do Planeta.
Somente em fevereiro ela participou de sete provas de 60 metros, que ocorreram em Portugal, República Tcheca e Escócia. Nas provas, a joinvilense alcançou o primeiro lugar em três delas e foi segunda colocada nas outras quatro que participou. Sua melhor marca histórica nos 60 metros foi alcançada no último dia 16, em Braga, Portugal: 7’’37.
— Sinto muito orgulho em representar minha cidade. Me motiva saber que eu também sou motivo de orgulho, e que através de mim são descobertos outros talentos. Joinville é minha cidade do coração e vai ser para sempre — revela.
Leia também:
Atleta recordista de Joinville treina para conquistar lugar nas Olimpíadas
Atleta de Joinville é atual campeã brasileira na categoria lançamento de martelo