Atual recordista mundial dos 110 metros com barreiras, o chinês Liu Xiang decidiu ficar longe dos holofotes para se dedicar exclusivamente a sua preparação para os Jogos Olímpicos de 2008, que serão disputados em Pequim.
Continua depois da publicidade
Liu participa de muitas campanhas publicitárias e é bastante assediado pela imprensa chinesa, mas deixará todas as atividades sociais de lado em busca de um bom resultado na competição.
O técnico do velocista, Sun Haiping, disse que não existe nenhum plano de aposentadoria a curto ou médio prazo e que Liu espera disputar também os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
– Possíveis lesões e doença são as coisas que mais me preocupam para a ausência em Londres – declarou o treinador, para quem o chinês tem “potencial para bater o recorde mundial no ano que vem”, superando sua marca atual, de 12.88s, estabelecida em 2006.
Na China teme-se que a excessiva pressão por competir em casa e os constantes compromissos publicitários ponham em risco os resultados de Liu, campeão olímpico e mundial e primeiro atleta chinês a se destacar em provas de velocidade.
Continua depois da publicidade
Por enquanto, o principal rival de Xiang em Pequim parece ser o cubano Dayron Robles – campeão dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho -, que no mês passado venceu os 110 metros com barreiras no Super Grand Prix de Atletismo de Xangai, deixando o chinês apenas em terceiro.