Nem sempre a renovação de um carro é uma mudança de geração (mais aprofundada) ou uma reestilização. Às vezes a novidade ocorre sob o capô: uma atualização ou uma mudança completa de powertrain por diversos motivos. Confira abaixo 7 modelos que se destacaram pelo upgrade em 2024.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

7 modelos que se destacaram pelo upgrade em 2024

Entre tantos lançamentos em 2024, 7 se destacaram pelo upgrade que receberam em motorização ou bateria e em alguns casos no conjunto motor e câmbio.

1. Toyota RAV4

O SUV grande importado do Japão passou a vir também em opção híbrida plug-in. Motor 2.5 que trabalha com outros dois elétricos geram 306 cv de potência e somente no modo elétrico o RAV4 chega a 55 km de autonomia. O consumo é seu principal chamariz: segundo o Inmetro, o PHEV faz média de 35 km/l em uso urbano e 30 km/l na estrada. Na versão híbrida convencional (HEV) consome, respectivamente, 17,1 e 14,5 km/l.

Continua depois da publicidade

2. GWM Haval H6 PHEV19

A estratégia da chinesa foi adequar seu SUV PHEV a uma oportunidade no mercado. Uma versão de tração dianteira e uma bateria menor, de 19 kWh, bem adaptado ao uso mais urbano. Posicionado entre o H6 HEV2 e o H6 PHEV34, a novidade trouxe melhor custo-benefício, com os mesmos equipamentos da versão superior.

3. Jeep Compass e Commander

Os dois SUVs feitos em Goiana (PE) receberam o potente motor Hurricane 4, 2.0 turbo quatro cilindros a gasolina, que rende 272 cavalos e 40,8 kgfm de torque. A transmissão é automática de 9 marchas e tração integral. Enquanto o Compass ganhou mais esportividade, o grandalhão Commander de 7 lugares tornou-se o familiar mais divertido do mercado.

4. Chevrolet Tracker e Montana

A mudança parece pequena, mas é bem significativa. Os motores 1.0 e 1.2 que equipam SUV e picape receberam a injeção direta de combustível e atualização de software, o que elevou o torque em até 15% e gerou até 9% de economia em combustível. Nos motores 1.0 turbo a potência com etanol foi de 116 para 121 cv e a 1.2 elevou de 133 para 141 cv.

5. Citroën C3 You

O modelo de entrada produzido em Porto Real (RJ) recebeu uma versão topo de linha com motor turbo e câmbio e automático. Visual mais esportivo e equipado com o motor T200 – 1.0 turboflex que rende até 130 cv, o C3 entrega um desempenho acima do esperado e o conforto do bom câmbio CVT. Na cidade, torna-se prático, e na estrada, divertido. A suspensão foi recalibrada e os freios, redimensionados.

Continua depois da publicidade

6. Ram Rampage

As versões a diesel trocaram o motor 2.0 por outro, o Multijet 2.2 de 200 cv (30 cv a mais), com transmissão automática de 9 velocidades e tração integral. Além do melhor desempenho, o novo motor turbodiesel tem menor emissão de gases e consumo. Na cidade faz 10,6 km/l e na estrada, 13,3 km/l.

7. Fiat Pulse e Fastback Hybrid

A partir de 2025, a nova fase do Proconve L8 vai obrigar que os carros no Brasil atinjam novas metas de emissões. Para atender às novas regras, a Fiat acrescentou ao motor 1.0 turbo de seus SUVs o sistema híbrido-leve. Um gerador alimenta uma pequena bateria que auxilia em algumas operações, como na partida, acelerações e potência extra. Ela não movimenta o carro sozinha, mas contribui com a redução de 15% em emissões e 12% no consumo.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial.

Leia também

De inteligência artificial a transações online: cinco tendências na compra dos carros novos

BYD suspende contrato com empresa que explorava trabalhadores chineses na Bahia

Pé na estrada: os cinco SUVs compactos com os maiores porta-malas do mercado