Velejadores do Iate Clube de Santa Catarina Bruno Fontes e Matheus Dellagnelo iniciam neste sábado suas campanhas no Pan 2019, em Lima, no Peru. As regatas nestes Jogos Pan-Americanos serão disputados em Paracas, localizada a 260 km da capital peruana e conhecida por seus ventos fortes.
Continua depois da publicidade
Curtibano de nascimento e radicado em Santa Catarina, Bruno Fontes participa de seu segundo Pan-Americano na classe laser standard e pretende melhorar o desempenho de 2011 quando foi quinto colocado. Já Matheus Dellagnelo, nascido em Florianópolis, quer repetir o feito obtido em Guadalajara, quando trouxe a medalha de ouro para o país na classe sunfish. A preparação dos velejadores catarinense foi realizada na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina e ambos já estão em Paracas para aclimatação final antes dos jogos.
– Já consegui treinar dois dias na água desde que cheguei. A nossa raia é bem longe, tanto a minha quanto a do Bruno, e acaba sendo um vento um pouco mais fraco, variando um pouco mais. O campeonato vai ser bem competitivo. Estou me sentindo bem confortável e ainda estou buscando regulagens. Vou aproveitar esses últimos dias de treino – comentou Matheus.
Experiente na equipe brasileira no Pan, Bruno Fontes busca um dos poucos feitos que ainda faltam em sua carreira.
– A expectativa para esse Pan é muito boa. Vim com o objetivo de conquistar uma medalha, não importa a cor, mas é claro que vamos trabalhar pelo ouro. A preparação foi muito boa, fiz tudo que podia ter feito e estou contente – avaliou Bruno.
Continua depois da publicidade
A competição para as classes laser standard e sunfish, das quais os catarinenses fazem parte, terá cinco dias de competições com duas regatas previstas para cada e um dia de folga. Ao término das dez regatas da fase da primeira fase os melhores velejadores participam da regata da medalha. A “Medal Race” de sunfish está marcada para o sábado, 10 de agosto, enquanto a do laser standard está prevista para o dia anterior.