Velejadores do Iate Clube de Santa Catarina foram bem em duas das principais competições nacionais de vela realizadas em janeiro. Em Porto Alegre, a equipe de jovens atletas composta por Clara Mateus, Fernando Menezes, Guilherme Menezes, João Marcelo Carlin e Livia Nogueira conquistou o terceiro lugar no Brasileiro de Optimist. Já em Brasília, José Irineu, Fábio Ramos, Edmundo Grisard e Fernando Navarro subiram ao pódio em suas categorias pelo Brasileiro de Laser Radial.

Continua depois da publicidade

Maior competição de vela de base do Brasil, o Campeonato Brasileiro de Optimist reuniu os melhores atletas do país em Porto Alegre. Após a conquista de Davi Neves, campeão nacional de estreantes, a competição seguiu nos últimos dias com as disputas individuais entre os veteranos. Após dois dias de regatas no sábado (11) os catarinenses brilharam mais uma vez subindo ao pódio.

A equipe do Iate Clube de Santa Catarina foi composta por Clara Mateus, Fernando Menezes, Guilherme Menezes, João Marcelo Carlin e Livia Nogueira, o mesmo quinteto que havia conquistado o bronze em Ilhabela (SP), em 2019. A campanha começou com vitórias sobre as equipes Rio Grande do Sul 3 e Rio de Janeiro 2. Na sequência uma derrota para o Rio de Janeiro 1 não atrapalhou o objetivo de lutar pelo pódio. Vitórias sobre Bahia 1 e São Paulo 1 colocaram Santa Catarina no pódio. A derrota para Pernambuco 1 na semifinal deu aos catarinenses a terceira posição, atrás da equipe nordestina, vice-campeã, e do Rio Grande do Sul 1, campeão do evento.

Em Brasília, sede do 27º Campeonato Brasileiro de Laser Radial, a equipe do Veleiros da Ilha celebrou bastante os bons resultados. Destaque para o quarto lugar geral de José Irineu, campeão na categoria Sub-19 e vice-campeão entre os homens, atrás apenas do experiente paranaense Andrey Godoy. José Irineu faz parte da equipe de Vela Jovem do ICSC, através do programa Velas ao Vento, e o resultado confirma que a ação tem rendido frutos.

Os atletas mais experientes do Iate Clube de Santa Catarina também fizeram bonito em suas categorias. Fábio Ramos foi campeão na Master, enquanto Edumundo Grisard e Fernando Navarro terminaram a competição na terceira posição. A equipe ainda contou com a presença de Henrique Grisard que usou o evento com base para o Campeonato Brasileiro de Laser Standard e que também será realizado em Brasília nesta semana.

Continua depois da publicidade

O Campeonato Brasileiro de Laser vale como seletiva para o Mundial da ILCA 2020 das classes Radial Júnior Feminino; 4.7 Masculino; 4.7 Feminino; Sub 21 Standard e Sub 21 Radial Feminino e também para os Jogos Pan-Americanos Master Rio 2020.

Mais notícias sobre vela no NSC Total