Os barcos da Volvo Ocean Race enfrentaram um dos maiores desafios do percurso rumo a Newport (EUA) nesta segunda-feira. Os velejadores foram testados ao limite ao passar pelo Triângulo das Bermudas, área do oceano Atlântico em que mais somem barcos e aviões.

Continua depois da publicidade

::: Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race

::: Site mostra localização das equipes da Volvo em tempo real

::: Acesse a página especial sobre a Regata Volta ao Mundo

O triângulo está situado entre as ilhas das Bermudas, Porto Rico, Fort Lauderdale na Flórida e as Bahamas. Há quem explique que a região passa pelo campo magnético da Terra. Histórias ou lendas, o certo é que os barcos têm menos de mil milhas náuticas para chegar em Newport, nos Estados Unidos. Os ventos não estão atrapalhando e o Dongfeng Race Team mantém a liderança.

Continua depois da publicidade

_ Essa Volvo Ocean Race está incrível! Mais uma etapa excepcional, pois após quase duas semanas, a gente vê quatro barcos muito próximos. O fato de ter velocidades muito semelhantes entre as equipes explica essa disputa acirrada. Acredito que a perna será decidida nessa área _ disse Charles Caudrelier, comandante do Dongfeng.

No placar da manhã desta segunda-feira, os chineses lideravam e tinham em sua cola Team Brunel, Abu Dhabi, MAPFRE, Team Alvimedica e Team SCA. Os barcos estão previstos para chegar em Newport nesta quinta-feira, após 17 dias de navegação.

Classificação geral da regata até aqui*:

1º Abu Dhabi Ocean Racing – 9 pontos

2º Dongfeng Race Team – 16 pontos

3º Team Brunel – 18 pontos

4º Team Alvimedica – 19 pontos

5º Mapfre – 20 pontos

6º Team SCA – 29 pontos

7º Team Vestas Wind** – 44 pontos

*Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.

** Equipe está fora da competição desde que encalhou rumo a Abu Dhabi e pretende retornar na etapa de Lisboa.

Continua depois da publicidade