Velejadores da Associação Náutica de Itajaí (ANI) partem nesta terça-feira para o litoral paulista, onde participam do 41º Ilhabela Sailing Week. A equipe segue no veleiro Amazonas para competir no evento náutico que vai reunir mais de 130 veleiros entre 19 e 26 de julho. O time itajaiense sai do píer da Vila da Regata, com previsão de chegada a Ilhabela para a manhã de quinta-feira.

Continua depois da publicidade

A equipe formada por 13 integrantes mescla velejadores experientes, com mais de sete participações na competição, e estreantes. No comando da embarcação, que levará a bandeira da ANI pela classe RGS, está o capitão Eduardo Zanella, com 24 anos de experiência e um dos membros da equipe que mais vezes velejou em Ilhabela.

A estimativa é de que quase mil velejadores, de diversas partes do país e do mundo, estejam em Ilhabela. Com isso, o grupo que participará da competição com recursos próprios, pretende divulgar também a Semana de Vela de Itajaí.

O veleiro

Continua depois da publicidade

O Amazonas é um barco projetado pelo engenheiro uruguaio Horácio Carabelli, mas sua formação é totalmente catarinense. O casco foi construído em Biguaçu e o interior, pelo estaleiro Macarini, em Navegantes, com seu formato inspirado no veleiro Lendário II, barco-escola da ANI que durante anos foi usado para ensinar a comunidade local sobre a arte da marinharia. Ele tem 21,55 metros de comprimento, 5,6 metros de largura, 2,7 metros de calado, e pesa 55 toneladas.